ADEACAMP lança fase 1 do Projeto Rugby em cadeira de rodas

O evento ffoi realizado o Ginásio no Ginásio de Esportes da Faculdade de Educação Física da Unicamp nesta quinta-feira (9) e contou com a participação do Secretário Municipal de Esportes e Lazer de Campinas, representantes da Universidade Estudual de Campinas (UNICAMP), das empresas patrocinadoras e outras autoridades.

O Projeto de alto rendimento para atletas com deficiência, o Rugby em Cadeira de Rodas, da Associação de Esportes Adaptados de Campinas (ADEACAMP), foi lançado nesta quinta-feira (9), no Ginásio de Esportes da Faculdade de Educação Física da Unicamp. O evento contou com a presença do Secretário Municipal de Esportes e Lazer de Campinas, Fernando Vanin, do Pró-Reitor de Extensão e Cultura da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Prof. Dr. Fernando Antônio Santos Coelho, do chefe de Gabinete da UNICAMP, além de outros representantes das entidades nacionais do esporte paralímpico, patrocinadores, apoiadores e parceiros.

 

Durante a cerimônia foram apresentados os membros da Comissão Técnica, Equipe Multidisciplinar e os atletas que farão parte da equipe de Rugby em Cadeira de Rodas para a temporada 2022/2023, com destaque para os atletas Bruno Ferreira e Fábio Ferreira. So dois tem longa experiência na modalidade e passagens pela seleção Brasileira em eventos internacionais. A equipe conta ainda com as jovens promessas Dione Alves e Mariana Costa, que vem iniciando sua trajetória de convocações pela seleção nacional B.

 

 O presidente da ADEACAMP, Ademir Batista de Souza,  acredita que essa seja uma forma de divulgar o trabalho realizado pela entidade e o esporte. “É diferente, nunca na história a gente teve um lançamento assim. Não só o rugby, como o esporte em geral, transformam vidas e dessa forma chamamos a atenção para pessoas que estão em casa e não sabem o que fazer. Agora elas podem nos procurar”, reforça. A equipe é formada por atletas com deficiência que competem em importantes torneios regionais, nacionais e internacionais. O projeto propiciará aos atletas toda a infraestrutura para um treinamento de excelência, contando ainda com um quadro multidisciplinar de profissionais altamente qualificados.

 

Mateus Betanho Campana, vice-presidente da Associacação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas (ABRC), vê o projeto como um marco histórico e acredita que a gestão feita pela ADEACAMP possibilite a conquista de marcos ainda maiores. “A gente tem a expectativa que  que a ADEACAMP tenha excelentes resultados, incluisve para conquistar uma vaga inédita como no mundial da Dinamarca”, completa.

 

O projeto é desenvolvido nas dependências da Faculdade de Educação Física da UNICAMP. Na Fase I, 12 atletas serão contemplados com treinos de alto rendimento. O projeto é  realizado pela ADEACAMP por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte e conta com o patrocínio das empresas Atacadão, Fundação John Deere, Tetra Pak, Agibank, Fundação Educar DPaschoal e o apoio da Prefeitura Municipal de Campinas. “Campinas tem o ítulo de cidade inclusiva e o crescimento desse projeto da ADEACAMP ajuda a levar o nome de Campinas, além de incentivar a prática do esporte e forçar o poder público a realizar as adaptações necessárias para as modelidadas paraolímpicas”, completou o Secretário Municipal de Esportes e Lazer de Campinas, Fernando Vanin.